quarta-feira, 22 de outubro de 2014




"RECORDEL SOBRE O RENASCIMENTO"

VOU FALAR PRA VOCÊS
DE UM TAL DE RENASCIMENTO
COMEÇANDO NA ITÁLIA
ESPALHANDO CONHECIMENTO
HUMANISMO QUE SURGIA
E PRA HISTÓRIA TRAZIA
UM NOVO ENTENDIMENTO


O HOMEM NO CENTRO DE TUDO
ERA O QUE O ANTROPOCENTRISMO DIZIA
CONTRARIANDO A IGREJA
QUE DO TEOCENTRISMO SE VALIA
NOVOS VALORES VEM NASCENDO
E A IGREJA VAI PERDENDO
NA EUROPA A HEGEMONIA



NA ARTE RENASCENTISTA
VIA-SE A TAL PROFUNDIDADE
TINHA PROPORÇÕES MATEMÁTICAS
PARECIA REALIDADE
UMA PINTURA DE REQUINTE
A MONA LISA DE DA VINCI
DESPERTAVA CURIOSIDADE

RENASCIMENTO DAS ARTES
DA CIÊNCIA E ARQUITETURA
MEDICINA, PENSAMENTO
DO COMÉRCIO E LITERATURA
ERA CERVANTES QUE ESCREVIA
NO CONTO DE CAVALARIA
DE DOM QUIXOTE A BRAVURA

EM PORTUGAL CAMÕES CRIOU
A EPOPEIA PORTUGUESA
OS LUSÍADAS CONQUISTADORES
NAVEGANDO COM FIRMEZA
SHAKESPEARE NA INGLATERRA
FALAVA DE AMOR E GUERRA
COM UMA TRAGÉDIA BURGUESA

PRA ACABAR ESSE ASSUNTO
O COMEÇO DA TRANSFORMAÇÃO
ARTE GREGA REVISITADA
ARTE ROMANA EM ASCENSÃO
A ANTIGUIDADE RENASCIA
E UMA NOVA ARTE SURGIA
JUNTANDO RELIGIOSO E PAGÃO.

Prof. Deibith Brito / recordel é o neologismo para o cordel que recorda um assunto de história.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

7 Dicas para melhorar o rendimento nos estudos

          "Estudo estudo estudo e não consigo aprender direito". É muito comum desprender um grande período de tempo nos estudos e não obter um resultado satisfatório. Inúmeros são os fatores que podem estar atrapalhando seu rendimento fazendo com que seu esforço pareça em vão. Para tentar ajudar na concentração e em um melhor aproveitamento do tempo vão aí 7 (sete) dicas que podem te ajudar a  estudar menos e ser muito mais produtivo.

1) ESCOLHA UM HORÁRIO FIXO PARA ESTUDAR. Procure estabelecer em sua rotina um tempo para os estudos. Reserve de preferência, o mesmo horário todos os dias. Procure horários em que a casa ou espaço de estudo esteja menos movimentado ou que não vá coincidir com outros afazeres seus. É importante não quebrar o ritmo.

2) DÊ SEMPRE UMA PAUSA NOS PERÍODOS DE ESTUDO. Está comprovado que o cérebro após 45 minutos de exaustiva atividade começa a apresentar sinais de cansaço. Sempre para de 10 a 15 minutos entre intervalos contínuos de estudo.

3) PROCURE LOCAIS SOSSEGADOS. Procure sempre locais onde você não vai ser constantemente interrompido. Onde as pessoas não estão transitando ou fazendo movimentos a sua volta. Seus olhos e ouvidos  podem se distrair com facilidade.

4)NÃO DEIXE TUDO PARA A ÚLTIMA HORA. Fracionar os estudos é uma receita de sucesso. Ao invés de deixar para estudar tudo de última hora, comece uma semana antes, ou estabeleça horários mais curtos e contínuos durante o mês, para ir revendo os conteúdos já estudados.

5) DORMIR  BEM. A falta de sono é um dos principais responsáveis  na perda da concentração ou capacidade de armazenar informações novas. Uma mente cansada não consegue reter informaçõs recentes ou mesmo relembrar com facilidade informações passadas. O cérebro processa e fixa tudo o que você aprendeu durante o dia  quando está em repouso.

6) ALIMENTAÇÃO LEVE. Uma alimentação leve  quando se está estudando também pode ajudar. ao passo que refeições pesadas ou até mesmo estudar após as principais refeições podem não ter um bom resultado. O cérebro perde oxigenação com o sangue se deslocando para  a área responsável pela digestão.

7) ESTUDAR OUVINDO MÚSICA PODE? É aconselhável um ambiente de silêncio para os estudos. Se você não consegue estudar sem música, procure ouvir  músicas que  sejam instrumentais. O cérebro pode não processar as duas informações ao mesmo tempo com muita qualidade quando se houve música e estuda.