Resumo básico da Economia açucareira no Brasil
Tema
1 - A economia açucareira:
Os negócios na colônia:
Por que Portugal escolheu o açúcar?
·
Experiência
anterior (Ilhas do Atlântico);
·
Banqueiros
e grupos comerciais europeus para financiamento da produção;
·
Grande
quantidade de terras férteis na colônia.
No Brasil existiam outras
atividades produtivas?
·
Produção
de alimentos para consumo interno;
·
Criação
de gado;
·
Artesanato.
Onde se produziu o açúcar no
Brasil?
·
O
nordeste brasileiro foi o principal produtor, sobretudo a Bahia e Pernambuco;
·
Essas
capitanias eram privilegiadas por meio dos rios navegáveis e a proximidade com
a metrópole, além das amplas faixas de terra cultiváveis.
A organização da produção do
açúcar:
·
Latifúndios:
tem origem nas sesmarias, no qual o
donatário arrendava a terra a terceiros para sua exploração.
·
Os
portugueses não controlavam todo o processo de produção. Devido à falta de
recursos, muitos colonos pegavam dinheiro emprestado com Holandeses para
financiar a compra de escravos, equipamentos, etc.
Os senhores de Engenho
·
Engenho:
local destinado a produção de açúcar.
·
A
composição do Engenho: plantação de cana, engenho, residência do Senhor e dos
escravos.
·
Lavradores:
Proprietários e Arrendatários (tinham um menor lucro).
Tema
2 - A ocupação do Nordeste pelos holandeses
O início da globalização: problemas
na Europa, efeitos no Brasil:
·
A
complexa relação entre Portugal, Espanha e Holanda:
·
Sem
dinheiro para produzir o açúcar, Portugal dependia de investimento estrangeiro.
Neste caso, a Holanda. E como pagamento, os navios holandeses faziam o
transporte do açúcar brasileiro para a Europa;
União Ibérica? Portugal e suas
colônias estão sob domínio espanhol:
·
Dom
Henrique 1580 morre sem herdeiros legítimos (era bispo católico), O rei
espanhol Filipe II era da família real portuguesa e assim invadiu o território
português e o conquistou;
·
Por
60 anos Portugal e suas colônias ficaram sob domínio espanhol (1580 - 1640).
Este período ficou conhecido como União Ibérica.
Por que a Holanda invadiu o Brasil?
·
A
Holanda era província da Espanha. O rei Filipe II proibiu os Holandeses de
comercializar com as colônias portuguesas. Somando esse acontecimento com os
inúmeros impostos cobrados e a diferente cultura, os holandeses invadem
territórios extremamente lucrativos para a Espanha: escravos na África e açúcar
no Brasil.
·
A
companhia das Índias Ocidentais (1624 - 1654): Responsáveis pela ocupação do
território brasileiro:
·
Primeiramente
os holandeses invadiram a Bahia, porém não conseguiram a dominação por completa
e foram expulsos. Seguindo assim para Pernambuco;
·
Na
capitania de Pernambuco os holandeses vão se fixar em Olinda e pouco tempo
depois mudar a capital para Recife.
O domínio holandês no Brasil:
·
Os
colonos primeiramente ficaram cautelosos com a presença estrangeira, porém os
holandeses só queriam lucrar com o comércio do açúcar.
·
Crescimento
urbano e cultural de Recife;
·
Tolerância
religiosa e política;
·
(1637
- 1644) Maurício de Nassau: governador holandês em Pernambuco: concedeu
empréstimos, fez alianças a fim de retomar os lucros após os conflitos contra
os portugueses.
Restauração:
·
D.
João IV: em 1640, Portugal recupera sua independência, porém nem todos seus
territórios coloniais.
·
Devido
às dificuldades financeiras, o nordeste ainda ficou sob o domínio holandês;
As disputas entre colonos e
holandeses;
·
Devido
à queda no preço do açúcar, os holandeses aumentaram a cobrança de impostos dos
colonos;
·
Portugal
não conseguia formar um exército capaz de tomar o Nordeste novamente, por isso
os colonos criaram milícias;
·
Insurreição
Pernambucana: Capitulação da Campina da Taborda: retirada do território brasileiro;
Porém a paz definitiva veio somente em 1661.
Tema
3 - A vida nos engenhos
A vida nos engenhos era marcada
por: trabalhos pesados, violência, festas, atividades religiosas, encontros de
negócios e brincadeiras infantis.
·
Quem
eram os senhores de engenho? Grandes proprietários de terras, escravos e
recursos financeiros;
·
Passavam
pelos senhores uma grande quantidade de atribuições, desde a administração das
fazendas como minimizar problemas naturais e a acomodação de visitantes.
Trabalhadores livres? Especializados?
Existiam na Colônia?
·
Todo
o processo de produção do açúcar era feito pelos escravos, porém eram
orientados por trabalhadores especializados como:
·
Feitores:
Escolhiam onde se deveria plantar, como plantar, que tipo de cana para o clima.
·
Mestre
de açúcar: maior cargo na produção. Ele é que determina a qualidade do açúcar;
·
Purgador:
Cuidava do processo de clareamento do açúcar;
·
Caxeiro:
coordenava a embalagem e os impostos da produção e outro caxeiro era
responsável pela distribuição.
A vida do escravo:
A vida dos escravos assim que
entravam nos navios era transformada completamente. Quais as condições do
escravo na colônia?
·
Trabalhos
insalubres;
·
Moradias
precárias;
·
Alimentação
insuficiente;
·
Castigos
físicos, Metais, etc;
·
Eram
tratados como mercadorias. E quando um senhor comprava vários escravos, trazia
para sua fazenda, escravos de diferentes regiões para dificultar revoltas
organizadas.
·
Os
ladinos e boçais: Ladinos eram os escravos que se adaptaram mais facilmente aos
trabalhos nas lavouras e/ou já tinham um conhecimento artesanal anterior a sua
condição de escravo, além de se adaptar também a língua portuguesa. Já os
boçais são escravos que não se adaptaram a língua ou também não conseguiram
aprender rapidamente um novo ofício. Estes eram enviados para a lavoura e
trabalhos mais pesados.
O que é a Casa-grande?
·
Representava
o poder do senhor de engenho. Era a sede do Latifúndio. Além da moradia do
senhor e sua família;
O que é a Senzala?
·
Representava
a desvalorização do escravo frente os homens livres e seus senhores. Era um
local destinado ao descanso dos escravos e realização de seus costumes.
Tema
5 - Trocas e Conflitos: qual relação predominou entre escravos e senhores?
Convivência:
·
Além
da violência, estabeleceu-se também uma relação paternal, já que para o senhor
de engenho, o escravo era um bem material e sua morte causaria prejuízo a sua
família.
·
Ama-de-leite:
muitas vezes os filhos dos “brancos” eram alimentados por escravas;
·
As
crianças filhas dos senhores também brincavam com os filhos dos negros
escravizados.
A miscigenação:
·
A
baixa ocorrência de movimentos puramente raciais no Brasil colonial deve-se ao
fato, dentre outros motivos, de que muitos homens brancos tiveram relações com
negras ou mulatas, gerando assim no Brasil colonial uma indistinção de etnias:
Negro, Branco, Índio. O Brasil era formado por todas as etnias. Esses filhos de
brancos livres com escravos obtinham, às vezes, a alforria (carta de
libertação) de seu pai, ou sua liberdade era alcançada em acordos, ou acordos
feitos entre proprietário/pai e a mãe, etc.
Sincretismo Religioso:
·
A
religião dos africanos era vista pelos católicos aqui no Brasil como
feitiçaria;
·
Para
continuar seu culto e não perder sua identidade, os escravos absorveram parte
da cultura católica substituindo santos pelos seus deuses.
Mas a história não tem só um lado:
·
Os
castigos eram demasiadamente altos, mesmo com uma legislação proibindo-os;
·
Violência
contra as escravas;
·
Alta
taxa de mortalidade;
·
Baixa
taxa de longevidade.
Tema
6 - Nem só de açúcar vivia a colônia
A economia brasileira:
·
Criação
de gado: nordeste e sul - mercado interno
·
Rio
São Francisco - escoamento da produção e abastecimento da população;
·
O
fumo e o algodão: o fumo era destinado ao mercado europeu e para a troca de
escravos na África. O algodão só veio a ter importância internacional a partir
do século XVIII.
A produção de alimentos:
·
Devido
aos grandes latifúndios e seu constante aumento de áreas plantadas, a produção
para o mercado interno diminuía;
·
Elevação
dos preços e falta de alimentos;
·
A
alimentação na colônia baseava-se na alimentação indígena.
VÍDEO SOBRE ESCRAVIDÃO E ENGENHOS
VÍDEO SOBRE INVASÕES HOLANDESAS
LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE O BRASIL AÇUCAREIRO DISPONÍVEL EM:
RESUMO
Introdução
Durante os séculos XV e XVI, os europeus, principalmente portugueses e espanhóis, lançaram-se nos oceanos Pacífico, Índico e Atlântico com dois objetivos principais : descobrir uma nova rota marítima para as Índias e encontrar novas terras. Este período ficou conhecido como a Era das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos.
Os objetivos
No século XV, os países europeus que quisessem comprar especiarias (pimenta, açafrão, gengibre, canela e outros temperos), tinham que recorrer aos comerciantes de Veneza ou Gênova, que possuíam o monopólio destes produtos. Com acesso aos mercados orientais - Índia era o principal - os burgueses italianos cobravam preços exorbitantes pelas especiarias do oriente. O canal de comunicação e transporte de mercadorias vindas do oriente era o Mar Mediterrâneo, dominado pelos italianos. Encontrar um novo caminho para as Índias era uma tarefa difícil, porém muito desejada. Portugal e Espanha desejavam muito ter acesso direto às fontes orientais, para poderem também lucrar com este interessante comércio.
Um outro fator importante, que estimulou as navegações nesta época, era a necessidade dos europeus de conquistarem novas terras. Eles queriam isso para poder obter matérias-primas, metais preciosos e produtos não encontrados na Europa. Até mesmo a Igreja Católica estava interessada neste empreendimento, pois, significaria novos fiéis.
Os reis também estavam interessados, tanto que financiaram grande parte dos empreendimentos marítimos, pois com o aumento do comércio, poderiam também aumentar a arrecadação de impostos para os seus reinos. Mais dinheiro significaria mais poder para os reis absolutistas da época (saiba mais em absolutismo e mercantilismo).
Pioneirismo português
Portugal foi o pioneiro nas navegações dos séculos XV e XVI devido a uma série de condições encontradas neste país ibérico. A grande experiência em navegações, principalmente da pesca de bacalhau, ajudou muito Portugal. As caravelas, principal meio de transporte marítimo e comercial do período, eram desenvolvidas com qualidade superior à de outras nações. Portugal contou com uma quantidade significativa de investimentos de capital vindos da burguesia e também da nobreza, interessadas nos lucros que este negócio poderia gerar. Neste país também houve a preocupação com os estudos náuticos, pois os portugueses chegaram a criar até mesmo uma centro de estudos : A Escola de Sagres.
Planejamento das Navegações
Navegar nos séculos XV e XVI era uma tarefa muito arriscada, principalmente quando se tratava de mares desconhecidos. Era muito comum o medo gerado pela falta de conhecimento e pela imaginação da época. Muitos acreditavam que o mar pudesse ser habitado por monstros, enquanto outros tinham uma visão da terra como algo plano e , portanto, ao navegar para o "fim" a caravela poderia cair num grande abismo.
Dentro deste contexto, planejar a viagem era de extrema importância. Os europeus contavam com alguns instrumentos de navegação como, por exemplo: a bússola, o astrolábio e a balestilha. Estes dois últimos utilizavam a localização dos astros como pontos de referência.
Também era necessário utilizar um meio de transporte rápido e resistente. As caravelas cumpriam tais objetivos, embora ocorressem naufrágios e acidentes. As caravelas eram capazes de transportar grandes quantidades de mercadorias e homens. Numa navegação participavam marinheiros, soldados, padres, ajudantes, médicos e até mesmo um escrivão para anotar tudo o que acontecia durantes as viagens.
Dentro deste contexto, planejar a viagem era de extrema importância. Os europeus contavam com alguns instrumentos de navegação como, por exemplo: a bússola, o astrolábio e a balestilha. Estes dois últimos utilizavam a localização dos astros como pontos de referência.
Também era necessário utilizar um meio de transporte rápido e resistente. As caravelas cumpriam tais objetivos, embora ocorressem naufrágios e acidentes. As caravelas eram capazes de transportar grandes quantidades de mercadorias e homens. Numa navegação participavam marinheiros, soldados, padres, ajudantes, médicos e até mesmo um escrivão para anotar tudo o que acontecia durantes as viagens.
Navegações portuguesas e os descobrimentos
No ano de 1498, Portugal realiza uma das mais importantes navegações: é a chegada das caravelas, comandadas por Vasco da Gama às Índias. Navegando ao redor do continente africano, Vasco da Gama chegou à Calicute e pôde desfrutar de todos os benefícios do comércio direto com o oriente. Ao retornar para Portugal, as caravelas portuguesas, carregadas de especiarias, renderam lucros fabulosos aos lusitanos.
Outro importante feito foi a chegada das caravelas de Cabral ao litoral brasileiro, em abril de 1500. Após fazer um reconhecimento da terra "descoberta", Cabral continuou o percurso em direção às Índias.
Em função destes acontecimentos, Portugal tornou-se a principal potência econômica da época.
Outro importante feito foi a chegada das caravelas de Cabral ao litoral brasileiro, em abril de 1500. Após fazer um reconhecimento da terra "descoberta", Cabral continuou o percurso em direção às Índias.
Em função destes acontecimentos, Portugal tornou-se a principal potência econômica da época.
Navegações Espanholas
A Espanha também se destacou nas conquistas marítimas deste período, tornando-se, ao lado de Portugal, uma grande potência. Enquanto os portugueses navegaram para as Índias contornando aÁfrica, os espanhóis optaram por um outro caminho. O genovês Cristovão Colombo, financiado pela Espanha, pretendia chegar às Índias, navegando na direção oeste. Em 1492, as caravelas espanholas partiram rumo ao oriente navegando pelo Oceano Atlântico. Colombo tinha o conhecimento de que nosso planeta era redondo, porém desconhecia a existência do continente americano. Chegou em 12 de outubro de 1492 nas ilhas da América Central, sem saber que tinha atingido um novo continente. Foi somente anos mais tarde que o navegador Américo Vespúcio identificou aquelas terras como sendo um continente ainda não conhecido dos europeus. Em contato com os índios da América ( maias, incas e astecas ), os espanhóis começaram um processo de exploração destes povos, interessados na grande quantidade de ouro. Além de retirar as riquezas dos indígenas americanos, os espanhóis destruíram suas culturas.
FONTE:http://www.suapesquisa.com/grandesnavegacoes/
LISTA DE EXERCÍCIOS DISPONÍVEL EM: http://www.suapesquisa.com/questoes/grandes_navegacoes.htm
VIDEOS GRANDES NAVEGAÇÕES
VÍDEO GRANDES NAVEGAÇÕES
SIMULADO I UNIDADE
FEUDALISMO
Obs. CLICK SOBRE AS PALAVRAS PARA SEREM DIRECIONADOS PARA AS PÁGINAS
RESUMO DO ASSUNTO (ESSE FOI O RESUMO MAIS COMPLETO QUE ENCONTREI, PODEM ESTUDAR POR ELE
LISTA DE EXERCÍCIOS
LISTA DE EXERCÍCIOS 2
VIDEOS SOBRE O ASSUNTO
Parabéns, adorei as atividades. Sou professora de história.
ResponderExcluirObrigado Jussara. Pena que nos falta (a todos nós professores) tempo para investir em conteúdos e atividades melhores. . Obrigado pela visita.
ExcluirParabéns, adorei as atividades. Sou professora de história.
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