6º Ano

ASSUNTO SIMULADO 4 UNIDADE - ROMA ANTIGA

História da Roma Antiga - Coliseu
A História da Roma Antiga é marcada pelas conquistas e avanços na literatura e política. | Imagem: Reprodução
A civilização romana  deixou uma herança para o Mundo Ocidental que ultrapassa os campos da literatura, arquitetura e direito. De uma pequena aldeia, virou um grande Império (um dos maiores da antiguidade). Conquistando territórios importantes, abriu caminho para seu crescimento e ascensão.

A Política de Roma

  • No início era uma monarquia, e durante esse período (753 a.C. a 509 a.C.), teve sete reis. O monarca acumulava os poderes executivo, judicial e religioso. O poder legislativo ficava nas mãos do senado (ou conselho de anciãos) que decidia a aprovar, ou não, as leis criadas pelo rei.
  • Com o fim da monarquia, veio a República (509 a.C. a 27 a.C.). Nesse período, o senado ganhou mais poder: cuidavam das finanças públicas, da administração e da política externa. O poder executivo era exercido pelos cônsules e pelos tribunos da plebe (os plebeus lutaram por uma maior participação política e melhores condições de vida).
  • O Império começou em 27 a.C. e durou até 476 d.C., os principais nomes deste período foram: Julio César e Augusto. O primeiro, Julio César, tornou-se ditador e foi apoiado pelo exército e pela plebe urbana. Colecionava títulos (como Ditador Perpétuo, Censor e Cônsul vitalício). Seus feitos e conquistas conquistaram o apoio popular. Porém, os ricos conspiraram e Julio César foi assassinado. Augusto foi escolhido para ocupar seu posto e iniciou-se um período de calma e prosperidade.

A Economia Romana

Antes era essencialmente agrícola, com base na produção de cereais, vinho, frutos, legumes e criação de gado. Não utilizavam moedas e o artesanato e comércio não eram tão bem explorados. Mas tudo mudou: com o avanço e expansão do território, veio o crescimento progressivo do comércio, baseado nas trocas, importação e exportação de produtos. Tudo facilitado pelas estradas romanas e pelo trabalho dos escravos.

História da Sociedade e Cultura da Roma Antiga

A sociedade romana era dividida em cinco grupos sociais: Patrícios, que eram descendentes das primeiras famílias que povoaram Roma. Eram ricos (grandes proprietários de terras) e ocupavam cargos públicos importantes; Plebeus, que formavam a maioria da população. Eram pequenos comerciantes, artesãos e outros trabalhadores livres, possuindo bem menos direitos que os patrícios; Clientes, estrangeiros ou refugiados pobres que eram dependentes dos patrícios (recebiam o apoio deles em troca de trabalhos e ajuda em questões militares); Escravos, em sua maioria prisioneiros de guerra, eram vendidos como mercadoria e não possuíam direitos sociais. Por último, os Libertos. Eram ex-escravos que conseguiram a liberdade.
A história da Roma Antiga ganha destaque também na literatura, principalmente a filosófica, jurídica e política. A religião era prática e imediatista: culto aos antepassados, culto dos deuses públicos e crença nos auspícios e prodígios (manifestações de divindades na natureza). A arte romana era pouco original, a maioria de suas construções apresenta influência helenística.

FONTE:http://www.estudopratico.com.br/resumo-sobre-a-historia-da-roma-antiga/

VÍDEO SOBRE ROMA ANTIGA

VÍDEO 2 ROMA ANTIGA



ASSUNTO DA PROVA 3 UNIDADE -  GRÉCIA ANTIGA

RESUMO:

Expansão do povo grego (diáspora) 
Por volta dos séculos VII a.C e V a.C. acontecem várias migrações de povos gregos a vários pontos do Mar Mediterrâneo, como consequência  do grande crescimento populacional, dos conflitos internos e da necessidade de novos territórios para a prática da agricultura. Na região da Trácia, os gregos fundam colônias, na parte sul da Península Itálica e na região da Ásia Menor (Turquia atual). Os conflitos e desentendimentos entre as colônias da Ásia Menor e o Império Persa ocasiona as famosas Guerras Médicas (492 a.C. a 448 a.C.), onde os gregos saem vitoriosos.
Esparta e Atenas envolvem-se na Guerra do Peloponeso (431 a.C. a 404 a.C.), vencida por Esparta. No ano de 359 a.C., as pólis gregas são dominadas e controladas pelos Macedônios. 
Economia da Grécia Antiga 
A economia dos gregos baseava-se no cultivo de oliveiras, trigo e vinhedos. O artesanato grego, com destaque para a cerâmica, teve grande a aceitação no Mar Mediterrâneo. As ânforas gregas transportavam vinhos, azeites e perfumes para os quatro cantos da península. Com o comércio marítimo os gregos alcançaram grande desenvolvimento, chegando até mesmo a cunhar moedas de metal. Os escravos, devedores ou prisioneiros de guerras foram utilizados como mão-de-obra na Grécia. Cada cidade-estado tinha sua própria forma político-administrativa, organização social e deuses protetores.
Cultura e religião 
Foi na Grécia Antiga, na cidade de Olímpia, que surgiram os Jogos Olímpicos em homenagem aos deuses. Os gregos também desenvolveram uma rica mitologia. Até os dias de hoje a mitologia grega é referência para estudos e livros. A filosofia também atingiu um desenvolvimento surpreendente, principalmente em Atenas, no século V ( Período Clássico da Grécia). Platão e Sócratessão os filósofos mais conhecidos deste período.
A dramaturgia grega também pode ser destacada. Quase todas as cidades gregas possuíam anfiteatros, onde os atores apresentavam peças dramáticas ou comédias, usando máscaras. Poesia, a história , artes plásticas e a arquitetura foram muito importantes na cultura grega.
A religião politeísta grega era marcada por uma forte marca humanista. Os deuses possuíam características humanas e de deuses. Os heróis gregos (semideuses) eram os filhos de deuses com mortais. Zeus, deus dos deuses, comandava todos os demais do topo do monte Olimpo. Podemos destacar outros deuses gregos : Atena (deusa das artes), Apolo (deus do Sol), Ártemis (deusa da caça e protetora das cidades), Afrodite (deusa do amor, do sexo e da beleza corporal), Deméter (deusa das colheitas), Hermes (mensageiro dos deuses) entre outros. A mitologia grega também era muito importante na vida desta civilização, pois através dos mitos e lendas os gregos transmitiam mensagens e ensinamentos importantes.
Os gregos costumavam também consultar os deuses no oráculo de Delfos. Acreditavam que neste local sagrado, os deuses ficavam orientando sobre questões importantes da vida cotidiana e desvendando os fatos que poderiam acontecer no futuro.


Na arquitetura, os gregos ergueram palácios, templos e acrópoles de mármore no topo de montanhas. As decisões políticas, principalmente em Atenas, cidade onde surgiu a democracia grega, eram tomadas na Ágora (espaço público de debate político). 


FONTE:http://www.suapesquisa.com/grecia/


LISTA DE EXERCÍCIOS CLIQUE EM: http://www.suapesquisa.com/questoes/grecia_antiga.htm


VÍDEOS GRÉCIA ANTIGA PARTE 1

PARTE 2 GRÉCIA ANTIGA

VÍDEO RESUMO 300







ASSUNTO PROVA FINAL I UNIDADE

RESUMO

Pré-História - Resumo

Apesar da variação quando a exatidão de data, a Pré-História inicia há aproximadamente 3,6 milhões de anos. Termina com o surgimento da escrita, há 4 mil anos. 

Características: o estilo de vida nômade fez com que estes seres humanos – a partir da África – criassem redes de migrações para outras regiões do planeta. 

O termo Pré-História é utilizado para fins de periodização, isso porque a História começa com o surgimento do primeiro ser humano. Povos ágrafos, ou seja, sem escrita, é um dos termos utilizado por alguns estudiosos ao fazerem referência ao período.

A Arqueologia e a Paleontologia estudam esse período a partir dos fósseis e de instrumentos, desenhos, restos de habitações e outros vestígios da vida humana. 

Quanto a origem do ser humano, há duas principais vertentes: o Criacionismo e o Evolucionismo. 
  • O Criacionismo: concepção religiosa, baseada na ideia da criação do ser humano por um ser divino.
  • O Evolucionismo: concepção ciêncífica, baseada nos estudos de Darwin sobre evolução humana. 
O evolucionismo não defende a ideia de que o ser humano evoluiu do macaco. Ambos tiveram um ancestral comum, mas seguiram caminhos evolutivos diferentes. 

As principais etapas da evolução humana são: 
  • Australopiteco: ancestral mais antigo do ser humano. 
  • Homo Habilis: inventou as primeiras ferramentas. 
  • Homo Erectus: Sabia utilizar alguns instrumentos feitos de pedra e era um hábil caçador. 
  • Homo Sapiens Neanderthalensis – ou Homem de Neandertal: já tinha preocupações espirituais e noção da morte.
  • O Homo Sapiens: Já era um artesão habilidoso e os seus utensílios eram melhores e mais eficientes do que todos os outros feitos anteriormente. 
A Pré-História foi dividida em três fases (de acordo com o material utilizado pelos primeiros humanos na fabricação de suas ferramentas):
  • O Paleolítico (Idade da Pedra Lascada): Os indivíduos deste período fabricavam a maior parte dos utensílios com pedras - os seres humanos eram nômades - viviam da caça e da coleta - abrigavam-se em cavernas ou choupanas feitas de galhos e cobertas de folhas - Nas cavernas surgiram pinturas denominadas de arte rupestre, com reprodução de cenas de caça - o fogo representa uma descoberta muito importante desse período.  
O uso do fogo para preparar alimentos desempenhou um papel importante na transformação física humana. O fato de a carne cozida ser mais fácil de mastigar do que a crua tornou desnecessárias as mandíbulas potentes e dentes enormes. 
  • O Neolítico (Idade da Pedra Polida): Os indivíduos deste período aprimoraram os instrumentos de pedra, polindo-os e tornando-os cada vez mais afiados - a agricultura e a criação de animais - o ser humano tornou-se sedentário. Surgiram as comunidades fixas, ou aldeias, compostas de cabanas rodeadas por uma cerca protetora - vem daí a origem da cerâmica. Com o excedente de produção agrícola, surgiu o comércio. 
O conjunto significativo de mudanças sociais, políticas, culturais e econômicas resultantes do surgimento da agricultura, é denominado revolução agrícola ou revolução neolítica.
  • Idade dos Metais: último período da Pré-História - o primeiro metal utilizado foi o cobre. De início, era martelado a frio, depois fundido no fogo e moldado em fôrmas de barro ou pedra. Mais tarde, o homem descobriu a liga do cobre com o estanho, obtendo o bronze, que é um metal mais duro.
FONTE: http://historiacsd.blogspot.com.br/2012/11/pre-historia-resumo.html



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PRIMEIRAS  ATIVIDADES DA TURMA


CAPÍTULO 1 -   O  QUE É HISTÓRIA E COMO PODEMOS FAZER HISTÓRIA?

RESUMO DAS AULAS.

O TRABALHO DO HISTORIADOR NÃO É SOMENTE FALAR SOBRE O PASSADO. É INVESTIGAR ESSE PASSADO PARA PODER COMPREENDER O PRESENTE.

O QUE NÓS PODEMOS UTILIZAR COMO MATERIAL DE PESQUISA PARA CONHECER O PASSADO? COMO PODEMOS CONHECER O PASSADO?

SOBRE O MUNDO.

MUSEUS.


VISITANDO OS MUSEUS NÓS PODEMOS CONHECER SOBRE OS PRIMEIROS HABITANTES DA TERRA E COMO ELES VIVERAM.


ATRAVÉS DOS LIVROS.


ATRAVÉS DA INTERNET



PODEMOS TAMBÉM PESQUISAR SOBRE A HISTÓRIA EM DOCUMENTOS ANTIGOS


PODEMOS ENTENDER A HISTÓRIA CONTADA A PARTIR DE FOTOGRAFIAS DE NOSSA CIDADE, DAS FESTAS. E PODEMOS  CONHECER  TAMBÉM A HISTÓRIA DE NOSSA FAMÍLIA CONTADA A PARTIR DAS FOTOS

 


UMA OUTRA FORMA DE CONHECERMOS A HISTÓRIA DE NOSSA FAMÍLIA É OLHANDO NOS DOCUMENTOS COMO: CARTEIRA DE IDENTIDADE E REGISTRO DE NASCIMENTO NOSSO E DE NOSSOS  PAIS E AVÓS. LÁ ENCONTRAREMOS  INFORMAÇÕES  SOBRE, O LOCAL DE NASCIMENTO, O NOME DOS PAIS E AVÓS.

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