quinta-feira, 29 de agosto de 2013

LISTA DE EXERCÍCIOS FEUDALISMO



(UEL - 2011) Questão 1
Leia o texto a seguir.

Os camponeses que viviam nessas terras já não eram homens livres [...]. Eles pertenciam à terra que o rei tinha atribuído a um senhor ou às terras que um nobre já possuía. [...] Esses camponeses eram chamados de “servos”. Não eram considerados cidadãos do reino. Nem tinham direito de se deslocar conforme quisessem, nem de decidir se estavam ou não dispostos a cultivar. [...] Esses homens sem liberdade não eram exatamente escravos, pois pertenciam à terra, que por sua vez pertencia ao rei, mesmo que ele a cedesse a um nobre. O nobre ou príncipe não tinha direito de vendê-los nem de matá-los, ao contrário do que acontecia com os donos de escravos de antes. Fora isso, tinha direito de exigir deles o que quisesse. Sempre que ordenasse, os servos tinham de cultivar suas terras e trabalhar para ele. Eram obrigados a lhe fornecer regularmente pão e carne para sua alimentação, pois o nobre não trabalhava no campo. No máximo ia à caça, quando tinha vontade. O domínio que o rei lhe cedera, chamado “feudo”, era sua propriedade, e ele a transmitia ao filho por herança, a não ser que cometesse faltas graves para com o rei. Em troca do feudo, o senhor se comprometia com o rei a custear a formação de um exército com seus camponeses e outros senhores e a lutar pelo rei quando houvesse guerra. Ora, guerras havia com frequência.

(GOMBRICH, E. H. Breve história do mundo. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p. 160-161.)

De acordo com o texto e com os conhecimentos sobre a sociedade feudal europeia, é correto afirmar:

a) A instituição do feudalismo estimulou a formação de um mercado de compra e venda de terras, constituindo-se embrião da atual propriedade privada fundiária.

b) A Igreja de Roma resistiu à formação dos feudos, devido à sua opção preferencial pelos pobres, ficando segregada do sistema feudal.

c) As cidades europeias desapareceram a partir do século XI, no período de crise da produção feudal, porque o comércio foi extinto.

d) Os Estados medievais constituíram estruturas poderosas e complexas, com exércitos regulares, cunhagem centralizada da moeda e sistema jurídico baseado no Direito Romano.

e) As terras senhoriais eram compostas de reservas senhoriais, trabalhadas pelos servos, de terras destinadas à subsistência dos servos e de terras coletivas, para o uso de todos.



(UEM - 2008) Questão 2
Leia o texto escrito por um religioso medieval e assinale a alternativa incorreta sobre a Igreja cristã daquela época.

“Deus quis que, entre os homens, uns fossem senhores e outros servos, de tal maneira que os senhores estejam obrigados a venerar e amar a Deus, e que os servos estejam obrigados a amar e venerar o seu senhor...”
(ANGERS, St. Laud de. In: FREITAS, Gustavo de. 900 textos e documentos de história. Lisboa: Plátano, 1975. Apud VICENTINO, Claudio. História Geral, 2002, p.111).

A) O texto mostra uma concepção que prega a igualdade jurídica entre os homens medievais, pois a desigualdade é estabelecida por Deus e não pelos homens.

B) Ao longo da Época Medieval (séculos V ao XV), a Igreja cristã se transformou em uma sólida e importante instituição, estabelecendo normas, orientando comportamentos e disseminando uma visão teocêntrica do mundo.

C) O trecho acima mostra a concepção do clero cristão que contribuiu para o fortalecimento do domínio dos senhores feudais no período medieval.

D) Os mosteiros transformaram-se nos centros culturais da Idade Média, pois, sem suas bibliotecas, que reuniam um grande número de obras, muitos textos escritos na Antiguidade teriam desaparecido.

E) A Igreja teve um papel importante na vida da sociedade medieval, não somente na condução das almas para a salvação, mas também no domínio material, quando se identificou com a própria sociedade feudal.



(UEM - 2008) Questão 3
Sobre o feudalismo, assinale a alternativa correta.

A) O feudalismo foi uma forma de organização social que predominou em todo o mundo conhecido ao longo de todo o período medieval.

B) Embora possuísse um comércio dinâmico, o feudalismo era caracterizado por uma produção industrial pouco especializada.

C) No feudalismo, o poder político era descentralizado. O rei estava nominalmente no topo da hierarquia política, mas seu poder efetivo só era exercido sobre seus vassalos diretos.

D) A sociedade feudal era caracterizada por uma grande mobilidade social, garantida pela vigência do princípio da meritocracia nas leis constitutivas dos reinos medievais.

E) As invasões dos normandos ou vikings bloquearam o comércio pelo mar Mediterrâneo e conduziram a uma ruralização da Europa Oriental.



(UEM - 2009) Questão 4
Com o fim do Império Romano Ocidental, o Continente Europeu passou a ser ocupado por diferentes reinos germânicos. Assinale o que for correto sobre esses reinos.

01) Os germânicos, por possuírem grandes conhecimentos sobre as atividades comerciais, transformaram o mar Mediterrâneo na principal fonte de renda da época.

02) Nos reinos germânicos, a vida social era conduzida por um Estado organizado e por leis escritas que todos conheciam.

04) Nos reinos, a adesão ao catolicismo foi facilitada porque a religião não era um componente importante da sociedade germânica.

08) Suevos e Visigodos criaram importantes reinos medievais na Península Ibérica, região onde hoje estão situados Portugal e Espanha.

16) Os Francos constituíram-se no mais importante reino germânico da Alta Idade Média e atingiram, no reinado de Carlos Magno, a sua expressão máxima.



(Ufal - 2008) Questão 5
O mundo medieval europeu recebeu influência destacada do catolicismo. A religião esteve presente na sociedade, em grande parte das suas experiências culturais. O poder da Igreja Católica foi visível, e a ordem feudal predominou em várias regiões da Europa. Na ordem feudal:

a) durante toda a Idade Média, prevaleceu o poder da nobreza, sem interferência dos papas, na sua política.
b) existiam latifúndios com uma produção que buscava a autossuficiência econômica.
c) havia uma hierarquia social, onde a riqueza definia a posição social, independente da origem familiar.
d) havia uma produção agrícola importante, em que o comércio entre as cidades era fundamental para a venda dos excessos.
e) eram adotadas regras definidas para todos, com usos e costumes universalizados para toda a Europa Ocidental.



(Ufal - 2009) Questão 6
Na Europa da Idade Média, o poder da Igreja católica estava articulado com o sistema feudal existente em várias regiões. No feudalismo, a Igreja:

A) centralizava o poder político, mas sem interesse pelas riquezas materiais.

B) possuía quantidade expressiva de feudos e mantinha acordos com a nobreza.

C) orientava os princípios religiosos, sem preocupação com a luta política.

D) administrava os conflitos entre os nobres, embora não se envolvesse em censuras ao catolicismo.

E) dominava sozinha o mundo político, dispensando alianças com o poder real.



(Ufal - 2011) Questão 7
O florescimento das cidades na Europa Medieval se deu em um processo estreitamente relacionado ao desenvolvimento comercial. Sobre esse assunto, analise as proposições .

1) As feiras, organizadas no interior dos feudos, comercializavam os produtos locais, obtendo um papel preponderante na fundação dos burgos.

2) As Cruzadas, embora tenham contribuído para a circulação das mercadorias, por força das proibições da Igreja Católica, não estimularam o desenvolvimento de atividades relacionadas ao crédito financeiro.

3) Para proteger-se e garantir maiores lucros, os mercadores reuniram-se em associações, como a Liga Hanseática, que chegou a reunir cerca de 150 cidades.

4) A intensificação das atividades mercantis possibilitou o surgimento de feiras regulares nos cruzamentos das rotas dos mercadores, como as de Champanhe e Flandres.

5) Os empréstimos a juros, ainda que proibidos pela Igreja Católica, tornaram-se frequentes, favorecendo o surgimento de instituições financeiras de vários portes.

Estão corretas apenas:

A) 1, 2 e 3
B) 1, 3 e 4
C) 2, 3 e 5
D) 3, 4 e 5
E) 1, 3 e 5



(Ufal - 2011) Questão 8
O Feudalismo europeu, desenvolvido entre os séculos X e XI, comportou uma série de práticas econômicas e sociais entre as quais é possível destacar a Corveia, que significava:

A) a taxa paga pelos servos pelo uso de equipamentos e instalações de propriedade do senhor feudal.
B) o pagamento feito pelos vilões para utilizar passagens sobre as terras senhoriais.
C) a denominação atribuída à obrigação do servo de trabalhar gratuitamente as terras do senhor feudal por alguns dias da semana.
D) a denominação dada às relações de suserania e vassalagem estabelecidas entre os senhores e os servos.
E) a obrigação da mulher do servo de fabricar a cerveja e o pão consumidos nas terras do senhor.



(UFG - 2008) Questão 9
Leia o texto.

"Somos anões carregados nos ombros de gigantes. Assim vemos mais, e vemos mais longe do que eles, não porque nossa visão seja mais aguda ou nossa estatura mais elevada, mas porque eles nos carregam no alto e nos levantam acima de sua altura gigantesca".

LE GOFF, Jacques. Os intelectuais na Idade Média. Rio de Janeiro: José Olímpio, 2003. p. 36.

As Universidades nasceram no Ocidente, nos séculos XII e XIII, no cenário do renascimento urbano, ligadas ao desenvolvimento da escolástica e sob o peso da contribuição greco-árabe. O texto apresentado é uma citação do mestre Bernard, professor do principal centro científico do século XII, a Escola de Chartres, e expressa uma nova concepção do que é a ciência e o conhecimento. Nesse período, conhecer significava

a) produzir um saber singular, que se diferenciasse da tradição clássica.
b) desenvolver a tradição por meio do comentário dos textos herdados da cultura antiga.
c) utilizar instrumentos científicos, que permitissem alcançar a verdade.
d) observar os fenômenos naturais para encontrar as leis que regiam seu funcionamento.
e) cultivar o espírito racional por meio da refutação da autoridade dos textos teológicos.



(UFG - 2010) Questão 10
Na Baixa Idade Média (séc. XI-XV), o juramento de fidelidade e reciprocidade compunha um ritual que estabelecia uma relação de dependência pessoal. Esse ritual remete a uma associação central para a constituição do Feudalismo, que se caracteriza

(A) pelo estabelecimento de uma autoridade equânime sobre o feudo, por parte do senhor e do servo.
(B) pela defesa do cristianismo por parte do senhor feudal, ameaçado pelas guerras religiosas.
(C) pelo acordo entre os membros da nobreza senhorial, que assegurava um pacto hierárquico.
(D) pela manutenção dos princípios do Direito Romano, que reforçavam os laços de parentesco nos feudos.
(E) pela proteção do senhor feudal aos desvalidos, que estavam expostos às epidemias recorrentes.


GABARITO


(UEL - 2011) Questão 1

» Gabarito:
E

» Resolução:
Durante a Idade Média, as terras eram concedidas de um senhor para outro. Assim, não havia um comércio de compra e venda de propriedades, que começou, em pequenas dimensões, apenas na Idade Moderna, o que exclui A. A Igreja de Roma incentivou a formação dos feudos. Já a "opção preferencial pelos pobres" é um dos lemas da Teologia da Libertação, teologia católica latino-americana criada a partir das encíclicas do Concílio Vaticano II (1962-1965), o que elimina B. A maioria das cidades europeias desapareceram durante a Idade Média, mas ressurgiram a partir do século XI, com o movimento das Cruzadas e a reabertura das rotas comerciais, o que exclui C. Por fim, não havia instituições que possam ser consideradas Estados medievais. Cada feudo era independente econômica e politicamente, ou seja, cada um tinha suas leis, seu sistema de trocas etc., o que elimina D.





(UEM - 2008) Questão 2

» Gabarito:
A

» Resolução:
A sociedade feudal europeia caracterizou-se pelas relações de servidão, pela grande descentralização política e pelo domínio cultural exercido pela Igreja Católica. Esta justificava a ordem social estabelecida, afirmando, tal como apresentado no texto, que a desigualdade entre os homens foi estabelecida por Deus; assim, os homens seriam desiguais por desígnio divino, ainda que todos partilhassem como destino a salvação ou a danação eternas.






(UEM - 2008) Questão 3

» Gabarito:
C

» Resolução:
O Feudalismo foi um modelo social, político e econômico vigente na Europa Ocidental entre os séculos IX e XV, que tinha por características a intensa ruralização, as relações de servidão e a pouca mobilidade social; o poder político descentralizado, ainda que existissem reis, estes, não exerciam o poder de fato sobre todas as regiões, mas apenas com aqueles senhores diretamente ligados à ele por relações de vassalagem.





(UEM - 2009) Questão 4

» Gabarito:
24

» Resolução:
08 + 16 = 24

01) Falsa: os germânicos não eram notáveis comerciantes ou navegadores; os normandos o eram: sabe-se de sua presença na América séculos antes de Colombo e em Constantinopla.

02) Falsa: os povos germânicos eram organizados em estruturas tribais nas quais prevalecia o direito consuetudinário.

04) Falsa: a adoção do cristianismo em substituição às tradições religiosas germânicas revela o quão importante era a espiritualidade para tais povos.

08) Verdadeira: o Império Romano transforma-se num aglomerado de reinos bárbaro-germânicos; a Península Ibérica foi uma das áreas de fixação de germânicos Visigodos.

16) Verdadeira: divididos em francos sálicos e francos ripuários, deram origem ao último grande império centralizado da Europa medieval antes da ocorrência do Feudalismo: o Império Carolíngeo.





(Ufal - 2008) Questão 5

» Gabarito:
B

» Resolução:
(Resolução oficial.)
a) Falsa: A nobreza tinha poderes e riquezas destacadas, mas o poder do papa era grande e procurava controlar politicamente muitas situações e costumes.
b) Verdadeira: Existiam latifúndios, e a terra era muito disputada, mas havia uma produção baseada na autossuficiência de cada feudo.
c) Falsa: Era importante a origem social do indivíduo no campo familiar, sendo uma sociedade rígida e estamental, ao contrário de uma sociedade de classes e democrática.
d) Falsa: As cidades passaram por dificuldades na Idade Média, embora seja errado afirmar o seu desaparecimento. A vida era centrada no mundo rural.
e) Falsa: Havia uma política descentralizada. Cada feudo construía sua autonomia e definia seus direitos e deveres.






(Ufal - 2009) Questão 6

» Gabarito:
B

» Resolução:
(Resolução oficial)
A) Errada. A Igreja tinha poder político, mas também se interessava pelas riquezas materiais.

B) Certa. A Igreja possuía grandes propriedades e tinha relações políticas com a nobreza.

C) Errada. Mantinha sua hegemonia religiosa, mas não deixava de lado as orientações e os mandos políticos.

D) Errada. Tinha influência na resolução dos conflitos, mas procurava proibir aquilo que atingisse o catolicismo.

E) Errada. Tinha na nobreza sua grande aliada para as aventuras políticas.





(Ufal - 2011) Questão 7

» Gabarito:
D

» Resolução:
(Resolução oficial)

A – Errada.
1 – As feiras não eram organizadas no interior dos feudos e, sim, nos seus arredores; efetivamente deram impulso ao crescimento de várias cidades da Europa.
2 – Os Cruzados, contrariando os preceitos católicos da época, usaram do expediente de cobrança de juros, sendo muitos deles responsáveis pela fundação de poderosas instituições financeiras.
3 – A Liga Hanseática ou Grande Hansa Germânica, formada pela associação de mercadores, foi criada visando a proteção e a garantia de maiores lucros aos seus associados, chegando a reunir, em 1356, cerca de 150 cidades.

B – Errada.
1 – Errada. Veja-se a justificativa da alternativa A.
3 – Correta. Veja-se justificativa da alternativa A
4 – Correta. Ficaram famosas as feiras de Champanhe, na França, e a de Flandres, na atual Bélgica.

C – Errada.
Veja-se as justificativas das alternativas A e B.

D – Correta.
As alternativas 3 e 4 estão corretas. Veja-se as justificativas das alternativas A, B e C. A alternativa 5 também está correta. Embora a Igreja Católica proibisse a usura, essa foi uma prática bastante utilizada pelos cruzados para a venda de mercadorias, especialmente as adquiridas no Oriente.

E – Errada.
Veja-se as justificativas anteriores.





(Ufal - 2011) Questão 8

» Gabarito:
C

» Resolução:
(Resolução oficial)

A) Incorreto. Essa taxa recebia o nome de Banalidade.
B) Incorreto. A essa cobrança denominava-se Pedágio.
C) Correto. Essa é denominação dada à obrigação servil de trabalhar gratuitamente as terras dos senhores.
D) Incorreto. Essa relação se estabelecia entre o senhor feudal, o suserano, doador da terra e o vassalo.
E) Incorreto. Era efetivamente tarefa das mulheres a produção de pão e cerveja, mas isso não recebia a denominação de Corveia.





(UFG - 2008) Questão 9

» Gabarito:
B

» Resolução:
O renascimento cultural dos séculos XII e XIII tem como uma de suas características a criação das universidades e o início da produção do conhecimento fora do âmbito religioso. Nesse período, conhecimento significava desenvolver as tradições greco-romanas pelo estudo dos textos antigos, buscando nelas as origens da sociedade de então. A observação dos fenômenos naturais e a utilização de instrumentos científicos começaram a ocorrer algum tempo depois, entre os séculos XVI e XVII, assim como a refutação da autoridade do pensamento religioso em prol da racionalidade.





(UFG - 2010) Questão 10

» Gabarito:
C

» Resolução:
A autoridade no feudo era exercida pelo senhor e obedecida pelo servo. Não havia igualdade nesse exercício, o que exclui o item (A). Nesse período, o cristianismo era majoritário, e não chegou a ser ameaçado com guerras religiosas, o que exclui (B). A Igreja era a principal instituição da sociedade, e as leis variavam de feudo para feudo. Não houve a manutenção do Direito Romano, o que elimina (D). O senhor feudal não tinha como função proteger os desvalidos, o que exclui (E). Assim, a alternativa correta é (C): o juramento de fidelidade e reciprocidade entre os senhores (a relação de suserania e vassalagem) era uma associação central na constituição do feudalismo.


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário