(UnB - 2012)
Questão 1
1 4 7 10 13 16 |
No processo da Revolução Francesa, quando destruíram os últimos resquícios do feudalismo na eufórica noite de 4 de agosto de 1789, os deputados concordaram em manter o dízimo da Igreja, em vez de simplesmente aboli-lo sem qualquer compensação. Mas, desde então, houve sinais de que a promessa seria abandonada. "Eles desejam ser livres, mas não sabem ser justos", reclamou o abade de Seyès, referindo-se a alguns colegas da Assembleia. Robespierre não era nem antipadres nem anticlerical; é difícil determinar sua posição quanto ao futuro da Igreja na Revolução. Às vezes, era veemente crítico e, em outras vezes, retornava à interpretação da doutrina cristã, pois, a seu ver, o cristianismo era a religião dos pobres e daqueles de coração puro – riqueza chamativa e luxo não deveriam fazer parte dele. Os pobres, segundo ele, eram oprimidos não apenas pela fome, mas também pelo espetáculo escandaloso de clérigos autoindulgentes, que esbanjavam insensivelmente o que pertencia aos pobres por direito. |
Com base no texto, julgue os itens a seguir (certo ou errado).
• A invasão da Península Ibérica, etapa do expansionismo francês conduzido por Bonaparte, gerou cenário estimulador do processo de independência das colônias espanholas e portuguesa na América.
• As características aristocráticas, conservadoras e eclesiásticas do sistema feudal, que impediam práticas comerciais e financeiras, explicam a sobrevivência desse sistema até 1789.
• O dízimo, imposto que abrangia o universo dos cristãos, possibilitou que os papas, desde a Idade Média até o final do Antigo Regime, destinassem a Roma 10% da riqueza produzida na Europa, o que transformou a Igreja na principal instituição a ser combatida pelos iluministas e revolucionários do século XVIII.
• A Reforma, ocorrida quase três séculos antes da Revolução Francesa, constituiu evento de ruptura no interior do cristianismo. Entre outros aspectos, ela condenava o espetáculo pouco cristão dos eclesiásticos católicos, quer no plano econômico, quer no plano dos costumes.
• Os miseráveis da época mencionada no texto não eram representantes da totalidade do povo, o qual, como categoria social, compreendia também indivíduos e grupos que estavam além da linha de miséria. Essa categoria teria, em seguida, seu significado ampliado ao nível político da nação.
(Unemat - 2010)
Questão 2
A Revolução Francesa de
1789 e seus desdobramentos são considerados, por muitos historiadores,
como um acontecimento inaugural da contemporaneidade.
Com base nesta informação, assinale a alternativa correta.
a. O lema “liberdade, igualdade e fraternidade” propunha que todos os cidadãos deveriam gozar de igualdade jurídica, política e social.
b. O Código Napoleônico tinha como principal característica a defesa dos interesses econômicos e políticos da aristocracia.
c. Os jacobinos preconizavam uma organização política conhecida como “Monarquia Parlamentar”, na qual o rei exerceria um papel apenas representativo.
d. A Constituição de 1791, a primeira do processo revolucionário, estabeleceu a monarquia hereditária com o rei submetido às leis e a divisão dos poderes em Legislativo, Executivo e Judiciário.
e. Uma das inovações políticas propostas pelos revolucionários franceses foi a união entre Estado e Igreja, isto é, a junção entre o poder temporal e espiritual.
Com base nesta informação, assinale a alternativa correta.
a. O lema “liberdade, igualdade e fraternidade” propunha que todos os cidadãos deveriam gozar de igualdade jurídica, política e social.
b. O Código Napoleônico tinha como principal característica a defesa dos interesses econômicos e políticos da aristocracia.
c. Os jacobinos preconizavam uma organização política conhecida como “Monarquia Parlamentar”, na qual o rei exerceria um papel apenas representativo.
d. A Constituição de 1791, a primeira do processo revolucionário, estabeleceu a monarquia hereditária com o rei submetido às leis e a divisão dos poderes em Legislativo, Executivo e Judiciário.
e. Uma das inovações políticas propostas pelos revolucionários franceses foi a união entre Estado e Igreja, isto é, a junção entre o poder temporal e espiritual.
(Unemat - 2011)
Questão 3
Conceituar esta
Revolução é mais difícil do que parece, mesmo porque muitas definições
são construídas por diferentes visões historiográficas. A definição
clássica, de fundamentação marxista, é uma das mais utilizadas. Nesta
definição, esta Revolução foi uma revolução política da burguesia. E
essa classe, economicamente pujante no século XVIII, mas politicamente
excluída no Antigo Regime, teria assumido o poder político formal pela
revolução e, por meio dela, construído uma nova sociedade baseada na
ideologia liberal.
Nesse sentido, esta Revolução teria posto fim às estruturas do Absolutismo e do Feudalismo e inaugurado a nova ordem capitalista. Esta definição apoia a tese marxista de que a burguesia havia feito a sua revolução, e o passo seguinte seria o proletariado fazer também a sua.
(Adaptado de SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de Conceitos Históricos. São Paulo: Contexto, 2005, p. 307.)
A que Revolução o texto faz referência?
a. Revolução Industrial.
b. Revolução Francesa.
c. Revolução Americana.
d. Revolução Russa.
e. Revolução Cubana.
Nesse sentido, esta Revolução teria posto fim às estruturas do Absolutismo e do Feudalismo e inaugurado a nova ordem capitalista. Esta definição apoia a tese marxista de que a burguesia havia feito a sua revolução, e o passo seguinte seria o proletariado fazer também a sua.
(Adaptado de SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de Conceitos Históricos. São Paulo: Contexto, 2005, p. 307.)
A que Revolução o texto faz referência?
a. Revolução Industrial.
b. Revolução Francesa.
c. Revolução Americana.
d. Revolução Russa.
e. Revolução Cubana.
(Unesp - 2011)
Questão 4
Artigo 5.º — O comércio
de mercadorias inglesas é proibido, e qualquer mercadoria pertencente à
Inglaterra, ou proveniente de suas fábricas e de suas colônias é
declarada boa presa. (...)
Artigo 7.º — Nenhuma embarcação vinda diretamente da Inglaterra ou das colônias inglesas, ou lá tendo estado, desde a publicação do presente decreto, será recebida em porto algum.
Artigo 8.º — Qualquer embarcação que, por meio de uma declaração, transgredir a disposição acima, será apresada e o navio e sua carga serão confiscados como se fossem propriedade inglesa.
(Excerto do Bloqueio Continental, Napoleão Bonaparte. Citado por Kátia M. de Queirós Mattoso. Textos e documentos para o estudo da história contemporânea (1789-1963), 1977.)
Esses artigos do Bloqueio Continental, decretado pelo Imperador da França em 1806, permitem notar a disposição francesa de
(A) estimular a autonomia das colônias inglesas na América, que passariam a depender mais de seu comércio interno.
(B) impedir a Inglaterra de negociar com a França uma nova legislação para o comércio na Europa e nas áreas coloniais.
(C) provocar a transferência da Corte portuguesa para o Brasil, por meio da ocupação militar da península Ibérica.
(D) ampliar a ação de corsários ingleses no norte do oceano Atlântico e ampliar a hegemonia francesa nos mares europeus.
(E) debilitar economicamente a Inglaterra, então em processo de industrialização, limitando seu comércio com o restante da Europa.
Artigo 7.º — Nenhuma embarcação vinda diretamente da Inglaterra ou das colônias inglesas, ou lá tendo estado, desde a publicação do presente decreto, será recebida em porto algum.
Artigo 8.º — Qualquer embarcação que, por meio de uma declaração, transgredir a disposição acima, será apresada e o navio e sua carga serão confiscados como se fossem propriedade inglesa.
(Excerto do Bloqueio Continental, Napoleão Bonaparte. Citado por Kátia M. de Queirós Mattoso. Textos e documentos para o estudo da história contemporânea (1789-1963), 1977.)
Esses artigos do Bloqueio Continental, decretado pelo Imperador da França em 1806, permitem notar a disposição francesa de
(A) estimular a autonomia das colônias inglesas na América, que passariam a depender mais de seu comércio interno.
(B) impedir a Inglaterra de negociar com a França uma nova legislação para o comércio na Europa e nas áreas coloniais.
(C) provocar a transferência da Corte portuguesa para o Brasil, por meio da ocupação militar da península Ibérica.
(D) ampliar a ação de corsários ingleses no norte do oceano Atlântico e ampliar a hegemonia francesa nos mares europeus.
(E) debilitar economicamente a Inglaterra, então em processo de industrialização, limitando seu comércio com o restante da Europa.
(Unifesp - 2010)
Questão 5
A paz
não passa de um engodo, de uma quimera, de um sonho fugaz; a indústria
tornou-se o suplício dos povos, depois que uma ilha de piratas
[refere-se à Inglaterra] bloqueia as comunicações (...) e transforma
suas fábricas e oficinas em viveiros de mendigos.
(Charles Fourier. Théorie des quatre mouvements (1808), in O Euvres complètes. Paris: Anthropos, vol. I, 1978, citado por Elias Thomé Saliba. As utopias românticas. São Paulo: Estação Liberdade, 2003.)
O fragmento, escrito em 1808, mostra a visão de Charles Fourier acerca do nascimento das fábricas. Explique
a) por que o autor chama as fábricas de “viveiros de mendigos”.
b) o que leva o autor a afirmar que a Inglaterra “bloqueia as comunicações”.
(UFPR - 2009)
Questão 6
Napoleão Bonaparte tornou-se Primeiro-cônsul da França em 1799. Sobre o período napoleônico, é correto afirmar:
a) A chegada de Napoleão Bonaparte ao poder foi uma vitória dos partidários da realeza, que desejavam o retorno da Monarquia na França.
b) A origem aristocrática de Napoleão e o apoio da nobreza francesa foram decisivos para ele derrubar o Diretório e implantar o Consulado.
c) No plano interno, o governo de Napoleão ficou marcado pela reestruturação da burocracia estatal e pelas obras de infraestrutura realizadas.
d) O imperador Napoleão governou a França difundindo a democracia republicana e fortalecendo a representação política nas assembleias do poder legislativo.
e) No plano externo, o período napoleônico caracterizou-se pelo apoio militar à Áustria, contra os interesses expansionistas da Inglaterra.
(UFPR - 2010)
Questão 7
Com a
vinda da corte portuguesa para o Brasil, em 1808, a má fama de Napoleão
desembarcou nos trópicos. Afinal, D. João deixou Portugal escapando dos
invasores franceses. Na Gazeta do Rio de Janeiro (1808-1822),
primeiro periódico da América portuguesa, o príncipe regente fez
circular o discurso antinapoleônico. Um levantamento estatístico das
palavras mais utilizadas no jornal para se referir a Bonaparte indica os
termos "tirano", "usurpador" e "corso". Recebia ainda outras
caracterizações nada lisonjeiras, como louco, megalomaníaco ou o próprio
anticristo. Enfim, era a soma de todos os males, uma ameaça que parecia
estar à espreita e precisava ser combatida. O que se explica não apenas
pelo trauma da invasão a Portugal: a intensa propaganda antinapoleônica
atendia aos interesses de governo de D. João, justificando uma série de
medidas de vigilância na nova sede do Império.
STOIANI, Raquel. Retrato inacabado. Em:
Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, n. 55, p. 20. abr. 2010.
Com base no texto e nos conhecimentos de história, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F).Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, n. 55, p. 20. abr. 2010.
( ) Napoleão era considerado a “soma de todos os males” por conta da sua defesa do Antigo Regime.
( ) Napoleão Bonaparte procurou associar sua imagem a figuras históricas, como Júlio César e Carlos Magno.
( ) A identificação de Napoleão como tirano e anticristo impossibilitou a projeção das realizações do seu governo.
( ) Para contestar o discurso difamatório antinapoleônico, Napoleão estruturou uma ativa máquina de propaganda.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) V – F – V – F.
b) F – V – F – V.
c) F – V – F – F.
d) F – F – V – V.
e) V – V – V – F.
(UFPR - 2012)
Questão 8
Foi a Revolução
Francesa, e não a Americana, que ateou fogo ao mundo, e foi,
consequentemente, do curso da Revolução Francesa, e não do desenrolar
dos acontecimentos na América, ou dos atos dos "Pais Fundadores" que o
atual uso da palavra revolução recebeu suas conotações e matizes em
todos os lugares, inclusive nos Estados Unidos.
(ARENDT, Hannah. Da Revolução. Rio de Janeiro: Ática e UnB, 1988. p. 44.)
A respeito do texto, considere as seguintes afirmativas:
1. No seu uso atual, a palavra "revolução" significa uma profunda transformação política e social, capaz de romper com as estruturas do passado e criar algo novo, tal como fez a Revolução Francesa.
2. A Revolução Francesa extinguiu o Antigo Regime e a estrutura feudal da França, enquanto que a Revolução Americana ficou restrita a mudar a realidade das 13 colônias.
3. O fato de a Revolução Americana não ter se baseado em ideais iluministas não a caracteriza com uma revolução igual à Francesa.
4. A Revolução Americana teve menor influência política e social fora da América, enquanto que a Revolução Francesa influenciou movimentos sociais nas Américas e em quase toda a Europa.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
b) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
c) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
(ARENDT, Hannah. Da Revolução. Rio de Janeiro: Ática e UnB, 1988. p. 44.)
A respeito do texto, considere as seguintes afirmativas:
1. No seu uso atual, a palavra "revolução" significa uma profunda transformação política e social, capaz de romper com as estruturas do passado e criar algo novo, tal como fez a Revolução Francesa.
2. A Revolução Francesa extinguiu o Antigo Regime e a estrutura feudal da França, enquanto que a Revolução Americana ficou restrita a mudar a realidade das 13 colônias.
3. O fato de a Revolução Americana não ter se baseado em ideais iluministas não a caracteriza com uma revolução igual à Francesa.
4. A Revolução Americana teve menor influência política e social fora da América, enquanto que a Revolução Francesa influenciou movimentos sociais nas Américas e em quase toda a Europa.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
b) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
c) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
(UFRGS - 2009)
Questão 9
Assinale a afirmação correta sobre os princípios políticos do processo revolucionário francês de 1789.
(A) A República francesa adotou um modelo de bipartição dos poderes do Estado.
(B) A manutenção da mesma carta constitucional garantiu estabilidade política à França.
(C) O sufrágio universal foi instituído pela Constituição de 1791, proposta pela Assembleia Nacional.
(D) As distinções estamentais permaneceram reconhecidas por lei.
(E) A França passou a apoiar-se no princípio de que a soberania política emana do povo.
(UFRGS - 2010)
Questão 10
Considere o enunciado e as três propostas para completá-lo.
Diversos processos históricos decisivos para a construção da modernidade da sociedade ocidental foram se sucedendo desde o século XVI. Para esses processos, foi fundamental
1 - a Reforma, que, ao quebrar a unidade do cristianismo, começou a representar uma Europa não mais obediente a Roma.
2 - o Renascimento, que, com o início da ciência moderna, promoveu o interesse pela natureza, pela observação objetiva e pela pesquisa experimental.
3 - a Revolução Francesa, que, com a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, afirmou a igualdade de direitos entre os homens.
Quais propostas estão corretas?
(A) Apenas 1.
(B) Apenas 2.
(C) Apenas 1 e 3.
(D) Apenas 2 e 3.
(E) 1, 2 e 3.
Diversos processos históricos decisivos para a construção da modernidade da sociedade ocidental foram se sucedendo desde o século XVI. Para esses processos, foi fundamental
1 - a Reforma, que, ao quebrar a unidade do cristianismo, começou a representar uma Europa não mais obediente a Roma.
2 - o Renascimento, que, com o início da ciência moderna, promoveu o interesse pela natureza, pela observação objetiva e pela pesquisa experimental.
3 - a Revolução Francesa, que, com a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, afirmou a igualdade de direitos entre os homens.
Quais propostas estão corretas?
(A) Apenas 1.
(B) Apenas 2.
(C) Apenas 1 e 3.
(D) Apenas 2 e 3.
(E) 1, 2 e 3.
GABARITO
(UnB - 2012) Questão 1 |
» Gabarito:
C E E C C
|
» Resolução:
•
C – A invasão da Península Ibérica por Napoleão Bonaparte permitiu às
colônias espanholas na América uma autogestão inédita. Antes, a Coroa
governava o território diretamente por meio de seus representantes (os chapetones). Nesse período, os criollos
(filhos de espanhóis nascidos na América) puderam governar, o que pode
ser considerado um grande estímulo ao processo de independência
posteriormente desencadeado.
• E – O sistema feudal não sobreviveu até 1789, mas alguns de seus privilégios foram mantidos desde a Idade Média, como o pagamento de tributos à Igreja Católica. As práticas comerciais e financeiras cresceram progressivamente na Europa desde os séculos XII e XIII, inaugurando a fase do chamado capitalismo comercial a partir do século XV. Isso ocorreu, em grande medida, pelo apoio mútuo entre a burguesia comercial e as monarquias nacionais, que substituíram a ordem política dos feudos. • E – O dízimo era um imposto que os fiéis pagavam à Igreja Católica. Esse imposto, no entanto, não representava 10% da riqueza produzida na Europa. Além disso, não era totalmente enviado à Roma, pois parte dele ficava onde era recolhido. • C – As reformas religiosas são consideradas o maior evento de ruptura no interior do cristianismo ocidental desde a época moderna. • C – O conceito de "povo" é ampliado não só no decorrer da Revolução Francesa, mas também pela literatura, pelo direito e pelo ideário dela derivados. |
(Unemat - 2010) Questão 2 |
» Gabarito:
D
|
» Resolução:
A Revolução Francesa foi um grande movimento político e social que
alterou completamente as bases de organização das sociedades ocidentais
nas ultimas décadas do século XVIII. Assim, inspirados no Iluminismo, os
revolucionários defendiam a liberdade e a igualdade jurídica entre os
cidadãos (não a igualdade social), ainda que os Jacobinos, grupo mais
radical, tentassem promover a horizontalização da sociedade. Após dez
anos de Revolução, ascendeu ao poder o general Napoleão Bonaparte, que
se caracterizava como um representante da alta burguesia francesa,
defendendo, portanto, a propriedade privada e incentivando o
desenvolvimento industrial.
|
(Unemat - 2011) Questão 3 |
» Gabarito:
B
|
» Resolução:
Aquela
que é considerada uma "revolução política da burguesia" que "teria
posto fim às estruturas do Absolutismo e do Feudalismo e inaugurado a
nova ordem capitalista" é a Revolução Francesa (1789).
|
(Unesp - 2011) Questão 4 |
» Gabarito:
E
|
» Resolução:
Os
destinatários do Bloqueio Continental imposto por Napoleão Bonaparte
eram as nações europeias que travavam relações comerciais com a
Inglaterra. O objetivo do imperador francês era debilitar os ingleses
economicamente, conquistando os mercados da produção inglesa para a
França. Dessa maneira, ele fortaleceria a indústria francesa e
prejudicaria sua principal concorrente.
|
(Unifesp - 2010) Questão 5 |
» Gabarito:
a) O autor chama as fábricas de "viveiros de mendigos" pois
seus empregados assemelhavam-se a mendigos. Eram obrigados a enfrentar
longas e insalubres jornadas de trabalho por salários irrisórios, com os
quais não havia como pagar devidamente sua manutenção básica. Tal
situação era agravada pela enorme quantidade de pessoas desempregadas
nas cidades, vítimas do êxodo rural, as quais se transformavam num
verdadeiro contingente reserva de mão de obra barata - o que dificultava
a reivindicação de melhorias.
b) O autor afirma que a Inglaterra "bloqueia as comunicações" pois, no século XIX, a Inglaterra se apresentava como a maior potência naval do planeta. No período, as comunicações entre países eram realizadas pelos oceanos, e a superioridade naval inglesa fazia com que ela dominasse as comunicações. Além disso, em 1808, a Europa vivia sob o Bloqueio Continental imposto por Napoleão Bonaparte. Nenhum país europeu poderia comercializar com a Inglaterra - o que faria com que Bonaparte a "derrotasse" economicamente. Nesse sentido, o país também estava "bloqueado", já que os franceses não conseguiram vencer o poderio da marinha inglesa. |
(UFPR - 2009) Questão 6 |
» Gabarito:
C
|
» Resolução:
O
governo de Napoleão primou pela defesa da alta burguesia francesa,
tanto no plano interno quanto externo, sendo o motivo, dentre outras
medidas, para a aprovação do Código Civil (um manifesto em defesa da
propriedade), a reorganização do ensino (para formar mão de obra
qualificada) e o decreto do Bloqueio Continental (para desestabilizar
economicamente a Inglaterra, favorecendo a produção francesa).
|
(UFPR - 2010) Questão 7 |
» Gabarito:
B
|
» Resolução:
A economia portuguesa encontrava-se subordinada à política
econômica inglesa, sendo gravemente atacada pelo Bloqueio Continental. O
início da conquista da Península Ibérica abre novos campos de conflito
para o exercito francês e desloca a família real de Portugal para sua
colônia brasileira. O poder napoleônico encontra-se em seu apogeu, toda a
Europa submeteu-se ao seu julgo. Além da política expansionista,
Napoleão prezava pela construção ideológica de sua imagem; utilizando-se
de “mimetismo político”, busca aproximar sua figura a de grandes reis e
imperadores do período Clássico. Dentre os exemplos dessa aproximação
estão as entradas triunfais dos grandes generais romanos, com seus
botins de guerra, imitados pelo imperador francês.
|
(UFPR - 2012) Questão 8 |
» Gabarito:
D
|
» Resolução:
1. Correta.
2. Correta. 3. Incorreta. A Revolução Americana, responsável pela independência das 13 Colônias, baseou-se em ideiais iluministas para organizar tanto sua resistência à Coroa britânica como o novo Estado. Assim que se tornam independentes, os EUA, por exemplo, adotam uma Constituição e instituem a igualdade entre os homens (lembrando que os homens a quem essa igualdade era concedida eram os brancos descendentes de europeus, ficando excluídos os escravos, indígenas e mulheres). Seu impacto, no entanto, foi menor que o da Revolução Francesa, pois essa não só destituiu a monarquia francesa tal como ela se constituía como, nesse movimento, abalou de forma irreversível as estruturas do chamado Antigo Regime. 4. Correta. |
(UFRGS - 2009) Questão 9 |
» Gabarito:
E
|
» Resolução:
(Resolução oficial)
Durante o processo revolucionário francês de 1789 afirmou-se o princípio de que a soberania nacional emanava do povo, e não do rei, como se acreditava no Antigo Regime. Inspirados em ideais iluministas os franceses aboliram o governo absolutista de Luis XVI e os privilégios do clero e da nobreza. O novo Estado deveria ser regido por uma Constituição que garantisse igualdade civil entre os cidadãos e a liberdade política e religiosa. |
(UFRGS - 2010) Questão 10 |
» Gabarito:
E
|
» Resolução:
A Idade Moderna foi um longo período de transição entre a sociedade
feudal e a sociedade burguesa. Nesse processo foram fundamentais as
transformações introduzidas pelo Renascimento, como por exemplo o
racionalismo e o cientificismo; pela Reforma, que rompeu a unidade
religiosa europeia, afirmando uma visão burguesa da religião; e,
finalmente, pela Revolução Francesa, que, aplicando os princípios
liberais do Iluminismo marcou a crise do absolutismo e a ascensão do
Estado burguês moderno.
|
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