quinta-feira, 29 de agosto de 2013

LISTA DE EXERCÍCIO ERA VARGAS

(Unesp - 2011) Questão 1
O movimento constitucionalista de 1932, em São Paulo, pode ser interpretado como uma
(A) tentativa de impedir o avanço de projetos políticos radicais de direita no país.
(B) disputa entre grupos sociais hegemônicos no Brasil desde o final do século XIX.
(C) reação da oligarquia paulista frente às medidas socialistas tomadas pelo governo de Getúlio Vargas.
(D) mobilização popular contra o poder da elite cafeeira que dominava o país.
(E) defesa dos interesses econômicos dos estados do sudeste brasileiro contra a hegemonia nordestina.



(Unicamp - 2009) Questão 2
Os animais humanizados de Walt Disney serviam à glorificação do estilo de vida americano. Quando os desenhos de Disney já eram famosos no Brasil, o criador de Mickey chegou aqui como um dos embaixadores da Política da Boa Vizinhança. Em 1942, no filme Alô, amigos, um símbolo das piadas brasileiras, o papagaio, vestido de malandro, se transformou no Zé Carioca. A primeira cópia do filme foi apresentada a Getúlio Vargas e sua família, e por eles assistida diversas vezes. Os Estados Unidos esperavam, com a Política da Boa Vizinhança, melhorar o nível de vida dos países da América Latina, dentro do espírito de defesa do livre mercado. O mercado era a melhor arma para combater os riscos do nacionalismo, do fascismo e do comunismo.

(Adaptado de Antonio Pedro Tota, O imperialismo sedutor: a americanização do Brasil na época da Segunda Guerra.
São Paulo: Companhia das Letras, 2000, pp. 133-138, 185-186.)

www.museu.ufrgs.br/programacao/index.php?messelec=10&anoselec=2006

a) De acordo com o texto, de que maneiras os personagens de Walt Disney serviam à política externa norte-americana na época da Segunda Guerra Mundial?

b) Como o governo Vargas se posicionou em relação à Segunda Guerra Mundial?



(Unifesp - 2008) Questão 3
A política do Estado brasileiro, depois da Revolução de 1930, nas palavras do cientista político Décio Saes, “será combatida, pelo seu caráter ‘intervencionista’ e pelo ‘artificialismo’ dos seus efeitos; de outro lado, a política de reconhecimento das classes trabalhadoras urbanas será criticada pelo seu caráter ‘demagógico’, ‘massista’ e ‘antielitista’”.

(in: História Geral da Civilização Brasileira, III, 3, 1981, p. 463.)

As críticas ao Estado brasileiro pós-1930 eram formuladas por setores que defendiam

(A) os interesses dos usineiros e, no plano político, o coronelismo.

(B) posições afinadas com o operariado e, no plano político, o populismo.

(C) os interesses agroexportadores e, no plano político, o liberalismo.

(D) as burguesias comercial e financeira e, no plano político, o conservadorismo.

(E) posições identificadas com as classes médias e, no plano político, o tenentismo.



(Unifesp - 2008) Questão 4
... E a elevação do salário mínimo a nível que, nos grandes centros do país, quase atingirá o dos vencimentos máximos de um [militar] graduado, resultará, por certo, se não corrigida de alguma forma, em aberrante subversão de todos os valores profissionais, estancando qualquer possibilidade de recrutamento, para o Exército, de seus quadros inferiores.
(Memorial dos Coronéis, de fevereiro de 1954.)

Sobre o documento, é correto afirmar que expressava

(A) o ponto de vista de todos os coronéis, que estavam preocupados com os baixos salários pagos aos militares.
  
(B) a posição dos coronéis contrários ao presidente Vargas e à sua política econômica, incluindo a elevação do salário mínimo.

(C) o mal-estar generalizado existente nas fileiras do Exército brasileiro com a política industrial do presidente Vargas.
  
(D) o descontentamento dos coronéis nacionalistas pelo fato de o salário mínimo não contemplar os trabalhadores rurais.
   
(E) a luta surda que então existia entre coronéis, de um lado, inimigos de Vargas, e tenentes, de outro, que apoiavam o presidente.



(UPE - 2008) Questão 5
Assinale, na coluna I, as afirmativas verdadeiras e, na coluna II, as falsas.

A liderança de Getúlio Vargas marcou um período político da sociedade brasileira e trouxe mudanças históricas consideradas importantes. Analisando as práticas políticas dos governos varguistas, registramos

I
II
0
0
a prevalência do autoritarismo, apesar da autonomia dos sindicatos populares.
1
1
as transformações na economia com modernização da produção industrial.
2
2
o fim das alianças políticas conservadoras e dos partidos oligárquicos.
3
3
a prática de políticas populistas, evitando um maior avanço democrático.
4
4
a modernização do sistema partidário, seguindo o modelo francês.



(UPE - 2009) Questão 6
Assinale, na coluna I, as afirmativas verdadeiras e, na coluna II, as falsas.

O Movimento de 1930 emergiu da ruptura interna das oligarquias e do crescimento das pressões populares. O Getulismo consistiu na primeira grande modalidade de política populista no Brasil. Na prática, essa política traduzia-se no(a):

I II
0 0
tipo de ideologia e de estilo de ação determinado por Vargas, garantindo, ao mesmo tempo, o perfil de liderança carismática, paternalista e personalista.
1 1
criação do Ministério da Educação e Saúde Pública.
2 2
apoio dos assalariados à “Revolução de 1930”, que foi uniforme e incondicional.
3 3
intervenção na vida econômica e nas relações de trabalho, apoiando o Partido Comunista.
4 4
criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio.



(Unama - 2011) Questão 7
Na madrugada de 1º de setembro de 1939, tropas alemãs invadiram a Polônia provocando a reação da França e Inglaterra e dando início à Segunda Guerra Mundial. A posição do governo brasileiro no conflito era ambígua, Getúlio Vargas procurou manter o país na neutralidade, negociando auxílio, simultaneamente, com os Aliados e com a Alemanha.
Em dezembro de 1941, após o ataque japonês à Pearl Harbor, os EUA declaram guerra ao Eixo.
No dia 31 de agosto de 1942 Vargas declara guerra às potências do Eixo.

(O Medo veio do mar. Augusto Cesar Machado Moutinho. In: Nossa História, n. 11, setembro de 2004, p. 41)

Que acontecimento provocou a mudança de postura política do governo Vargas em relação à Segunda Guerra Mundial?

a) O ataque japonês à Pearl Harbor, base naval norte americana no Pacífico que fez o continente americano declarar guerra às nações do Eixo.

b) O afundamento de vários navios mercantes brasileiros em águas nacionais e internacionais, provocando a morte de quase mil pessoas.

c) O apoio financeiro e tecnológico concedido pelos Estados Unidos à implantação da Usina Siderúrgica de Volta Redonda.

d) A pressão dos EUA, pois necessitava de espaços físicos no litoral brasileiro para construir aeroportos que lhe dessem apoio para o desembarque na África.



(Unama - 2012) Questão 8
Em 1939, o governo varguista criou o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), cuja função era

a) divulgar as ações do governo através da rádio, onde criou um programa chamado Hora do Brasil, em que pessoas do povo declaravam seu apoio ao presidente e narravam alguma situação em que foram beneficiadas por sua política.

b) vincular a figura do presidente a grandes nomes das artes, da economia e da política internacional, como forma de apresentar à sociedade a sua aceitação pela elite, como o era pelos trabalhadores.

c) atuar na censura de todas as manifestações contrárias ao presidente e ao governo, ao mesmo tempo que deveria fazer uma propaganda positiva do seu governo, construindo a imagem do "pai dos pobres", do doador dos benefícios trabalhistas.

d) realizar grandes manifestações populares em forma de desfiles, como meio de associar a imagem de Vargas aos grandes líderes do nazi-fascismo que também utilizavam-se dessa prática.



(UnB - 2009) Questão 9
Fim da guerra, fim da ditadura estado-novista. Não havia, ainda, entre nós, a televisão. Para se divertirem, os brasileiros frequentavam, além dos campos de futebol, os teatros de revista, os programas de auditório da Rádio Nacional, os cinemas. E os que podiam gastar mais, os cassinos. Mas, tanto nos palcos como nos auditórios, nas telas e nos redutos do jogo, desfilava, praticamente, o mesmo plantel de artistas, cantores e comediantes. Nas telas, predominavam as chanchadas, desprezadas, por serem consideradas produtos de ínfima qualidade. Mas, nunca, até aquela data, o cinema brasileiro lograra atrair, com tal ímpeto e regularidade, a atenção e o entusiasmo do grande público. Graças às chanchadas, a indústria brasileira de filmes pôde sobreviver, contra tudo e contra todos, apesar da maciça concorrência estrangeira.
Nosso século. São Paulo: Abril Cultural, 1980, p. 179.

Com base no texto apresentado, julgue os itens que se seguem (certo ou errado).

• A participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial como integrante das forças aliadas contra o eixo nazifascista foi habilmente utilizada por Vargas em sua estratégia de financiamento da indústria de base no país, tendo sido também decisiva para a derrubada de um regime essencialmente autoritário como era o do Estado Novo.

• Nos anos 40 e 50 do século XX, o Brasil era um país em movimento, que se industrializava e, com impressionante rapidez, se urbanizava. Nesse contexto de transformações, a moderna linguagem radiofônica uniu o país, e plateias cada vez mais numerosas ocupavam as salas de cinema para ver filmes não só estrangeiros, mas também nacionais.

• O período áureo das chanchadas, ao longo dos anos 50 do século XX, corresponde à grande efervescência política de um Brasil que conduzia seu aprendizado democrático convivendo com crises — como a que culminou no suicídio de Vargas — e com as lições de otimismo que marcaram os anos JK.



(UFV - 2010) Questão 10
Assinale a alternativa que NÃO apresenta característica(s) dos períodos de governo de Getúlio Vargas, durante o Estado Novo e após a redemocratização, bem como da política populista por ele adotada:
a) Apoio político partidário do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).
b) Nacionalismo econômico e incentivo à indústria nacional.
c) Apoio à associação com o capital internacional.
d) Adoção de medidas de cunho social como a previdência social.



(UFV - 2010) Questão 11
Leia o texto a seguir:

Bota o retrato do velho outra vez
Marino Pinto e Haroldo Lobo, carnaval de 1951
Bota no mesmo lugar
O sorriso do velhinho
Faz a gente trabalhar, oi
Eu já botei o meu
E tu não vais botar?
Já enfeitei o meu
E tu vais enfeitar?
O sorriso do velhinho
Faz a gente trabalhar.

(Ensaios de Opinião. Rio de Janeiro: Inúbia, 1975. p. 41.)

A marcha carnavalesca cantada no carnaval de 1951, no Rio de Janeiro, Distrito Federal naquela época, retratava de maneira efusiva uma situação política daquele período. Assinale a alternativa que identifica CORRETAMENTE essa situação:

a) A eleição de Getúlio Vargas para presidência da República em 1950 e o seu retorno ao governo, agora como resultado de regras democráticas.

b) O movimento Queremista e a propaganda do PCB pela anistia do seu líder, Luis Carlos Prestes, exilado na URSS.

c) A aprovação pelo congresso federal da legislação trabalhista que assegurava aos trabalhadores a aposentadoria por tempo de serviço e de contribuição.

d) Os incentivos dados aos trabalhadores brasileiros para sua permanência nos postos de trabalho em decorrência da criação do FGTS.
GABARITO DISCUTIDO
(Unesp - 2011) Questão 1

» Gabarito:
B

» Resolução:
O movimento constitucionalista de 1932 foi liderado por representantes da elite cafeicultora paulista, que não concordava com as medidas centralizadoras de Getúlio Vargas, que reduziam consideravelmente os poderes regionais – o que exclui E. Seu intuito era destituir o novo governo e convocar uma nova constituinte, de modo a manter a ordem política vigente durante a I República – o que elimina D. As medidas de Vargas, nesse contexto, não tinham um viés socialista ou de extrema direita radical; elas continuavam, por exemplo, a garantir o direito à propriedade privada e o apoio governamental aos grandes produtores, mas também previam concessões para as classes trabalhadoras urbanas de modo a diminuir as tensões sociais, o que exclui A e C.





(Unicamp - 2009) Questão 2

» Gabarito:
a) A partir da leitura do texto, o candidato poderia mencionar a importância dos personagens de Walt Disney para: glorificar o estilo de vida americano, fazer a propaganda da Política de Boa Vizinhança e defender o livre mercado como uma forma de combater o nacionalismo, o fascismo e o comunismo.

b) O governo Vargas tentou manter uma política de neutralidade até 1942, quando o Brasil entrou na guerra contra o Eixo, após navios brasileiros terem sido torpedeados por submarinos alemães. Além de enviar tropas da FEB para combaterem na Europa, o governo Vargas também cedeu para uso dos aliados bases militares localizadas no Nordeste.




(Unifesp - 2008) Questão 3

» Gabarito:
C

» Resolução:
As críticas ao Estado brasileiro pós-1930 eram formuladas por setores que defendiam, na economia, os interesses agroexportadores e, no plano político, o liberalismo. O primeiro grupo, defensor da agroexportação, criticou Vargas pelo seu apoio à industrialização, o que tirou boa parte do poder político das oligarquias rurais. Já os politicamente liberais criticavam a centralidade política, assim como a intervenção do Estado em todos os setores da sociedade.




(Unifesp - 2008) Questão 4

» Gabarito:
B

» Resolução:
Apesar do título do documento ser "Memorial dos Coronéis", não há como dizer que ele simbolizava o ponto de vista de todos os coronéis do Exército brasileiro no ano de 1954 ou das "fileiras" da instituição, o que exclui os itens A e C. Seu descontentamento não se refere ao fato de os trabalhadores rurais não serem contemplados pelo salário mínimo. O texto faz referência aos trabalhadores urbanos ("dos grandes centros do país") e a preocupação por esses ganharem o mesmo que um militar – o que elimina D. Não há, no texto, referências a uma "luta surda" existente entre coronéis e tenentes, o que exclui E.




(UPE - 2008) Questão 5

» Gabarito:
I: 1, 3
II: 0, 2, 4

» Resolução:
Getúlio Vargas destacou-se como uma figura política de grande carisma popular, e que pretendeu realizar uma modernização econômica por meios estatais, características daquilo que ficou conhecido como populismo. Vargas, apesar de modernizador, era autoritário, tendo sido mesmo um ditador durante oito anos, controlando a sociedade, e particularmente os trabalhadores, que deveriam se submeter às decisões do Estado.




(UPE - 2009) Questão 6

» Gabarito:
I. 0, 1, 4
II. 2, 3

» Resolução:
Ao final da década de 1920, um golpe de Estado dissolveu a ordem política oligárquica, levando ao poder Getúlio Vargas, representante da elite gaúcha, mas defensor de um projeto industrializante burguês. Vargas caracterizou-se por sua política populista, calcada na concessão de alguns direitos sociais aos trabalhadores em troca de apoio político, na criação da imagem do líder (no caso, Vargas) como representante máximo da nação, na utilização dos meios de comunicação de massa para difundir a ideologia do Estado e em uma política econômica nacionalista.




(Unama - 2011) Questão 7

» Gabarito:
B

» Resolução:
O ataque japonês à Pearl Harbor foi decisivo para os EUA declararem guerra ao Eixo e pressionarem o Brasil a fazer o mesmo. Dentre suas propostas para conseguir tal apoio, houve o oferecimento de crédito para a construção da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Isso, no entanto, não pode ser considerado o acontecimento decisivo para a entrada do Brasil na II Guerra. No ano de 1941, vários navios mercantes brasileiros foram interceptados ou afundados por forças do Eixo, que já sentiam que o apoio de Vargas estava se concentrando ao lado dos Aliados. No ano seguinte, Vargas rompe relações com os países do Eixo e entra oficialmente na guerra ao lado dos Aliados.





(Unama - 2012) Questão 8

» Gabarito:
C

» Resolução:
O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), criado por Getúlio Vargas, tinha por objetivo censurar os opositores do governo (especialmente na imprensa) e fazer uma propaganda positiva do governo. Nessa estratégia, sua imagem, de fato foi trabalhada como a de líderes nazi-fascistas, mas não havia uma associação direta entre eles e Vargas, especialmente depois do início da Segunda Guerra Mundial. O programa Hora do Brasil, por sua vez, era veiculado por rádio e foi idealizado pelo governo. Nele, Vargas discursava diariamente à população, contribuindo para a construção de sua imagem de "pai dos pobres". Também eram transmitidos sambas e músicas populares que exaltavam os valores do governo, como o trabalho com carteira assinada, por exemplo.





(UnB - 2009) Questão 9

» Gabarito:
C C C

» Resolução:
• C – A adesão do Brasil às potencias aliadas na Segunda Guerra Mundial foi possível graças às negociações de Getúlio com os Estados Unidos, que financiaram a construção da Companhia Siderúrgica Nacional, favorecendo as aspirações industrializantes de Vargas. Por outro lado, a entrada na guerra aumentou as críticas que a ditadura do Estado Novo vinha recebendo, o que pressionou Vargas a convocar novas eleições.

• C – Durante as décadas de 1940 e 1950 consolidou-se no país os meios de comunicação de massa, particularmente o rádio, que foi responsável pelo surgimento de grandes estrelas e por uma relativa homogeneização cultural por meio da difusão de modelos estéticos e de consumo por uma faixa bem ampla da sociedade. Da mesma forma, é nesse momento que ganha força a produção cinematográfica nacional, particularmente com a Companhia Cinematográfica Vera Cruz.

• C – A década de 1950 foi marcada por uma relativa instabilidade política, em razão do suicídio de Getúlio Vargas, mas também de uma consequente pacificação democrática após a subida de Juscelino Kubitschek ao poder, cujo mandato foi de grande euforia desenvolvimentista.




(UFV - 2010) Questão 10

» Gabarito:
C

» Resolução:
Uma das marcas políticas de Getúlio Vargas era seu projeto nacionalista para o Brasil, isto é, Vargas tinha um projeto de soberania nacional baseado nas empresas de capital nacional, como foi o caso da criação da Petrobras (1953). Uma das questões associadas ao suicídio de Vargas é justamente a pressão dos empresários brasileiros à abertura do capital estrangeiro, que Getúlio tanto evitava.




(UFV - 2010) Questão 11

» Gabarito:
A

» Resolução:
Em 1951 Getúlio Vargas foi eleito, de forma democrática, para seu segundo mandato. Este duraria até 1951, quando a insatisfação de setores da sociedade com as políticas varguistas culminou com o Manifesto à Nação, divulgado por vinte e sete generais do exército, pedindo a renúncia do presidente, que se suicida em 24 de agosto do mesmo ano. Internamente, o segundo governo de Getúlio Vargas foi marcado por uma acentuada política nacionalista, que já se manifestara durante seu governo anterior, pelo incentivo e expansão da indústria mineradora nacional, da siderurgia de Volta Redonda, pela limitação de inversão de capitais externos e por uma política social ufanista e de valorização do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário